“Contra a Sabedoria o mal não prevalece”

Deus é o Supremo Bem, o próprio Bem, e tudo que Ele faz é bom. A verdadeira realidade é bondade, o verdadeiro ser é bem. Com o Divino Cristo, a cruz que dizia maldade e sofrimento destruidor, um lugar de punição para malfeitores, agora passa a dizer bondade e alegria espiritual. O Pai, Onipotente criador, mediante o Filho, a Razão eterna, a Sabedoria que se encarnou, por meio da qual todas as coisas foram criadas, faz com que o sofrimento humano passe a ter um novo significado, um sentido existencial positivo. “Eis que faço novas todas as coisas”.

Isto não é somente o passado da fé mas também o presente contínuo da fé, para todo aquele que crê. Agora posso, com o onipotente auxílio divino, vivenciar virtuosamente, frutuosamente, os sofrimentos que a Divina Providência permite e até envia em minha vida terrena passageira, eu que sou pessoa humana de alma imortal e com um destino eterno definitivo, inalterável.

Como ensinam sábios católicos, o sofrimento positivamente considerado em seu sentido sobrenatural, à luz de Cristo, da vida eterna por Ele prometida, entre outras coisas (1) pode significar para a pessoa que o experimenta uma oportunidade de expiar na terra os seus pecados, os efeitos deles, e assim por exemplo diminuir o tempo dos sofrimentos no purgatório, (2) pode significar provações purificadoras que a desprende de laços que a aprisionam, que removem vícios e enraízam virtudes, e (3) pode significar uma oportunidade de exercer a virtude, a caridade fraterna, o verdadeiro amor, como oferta para realização do verdadeiro bem do próximo, e nisto a pessoa imita o Cristo, em certo grau como seu verdadeiro imitador aproxima-se mais dele.

Diz Salomão que contra a Sabedoria o mal não prevalece. Isto significa dizer que contra o ser o não-ser não prevalece, contra a bondade a maldade não prevalece, pois antes de tudo e sempre o que há é o Ser, e o Ser é presença total, e o Ser é o Eterno Deus, Santíssima Trindade, que tudo contém e por nada e contida.

Deixe um comentário