
Deus é o Senhor de todas as coisas, tudo que existe pertence a Ele e nada se realiza sem passar por sua vontade. Nada pode se opor eficazmente a Ele, não há ser que possa derrotá-lo: Ele é o imbatível Senhor dos exércitos e todos que combatem fielmente com Ele são vitoriosos. Neste sentido, Deus é sem inimigos, sem adversários. Porém, em outro sentido pode-se falar de “inimigos de Deus”. Inimigos de Deus são todos os demônios enquanto soberbos “anjos caídos” e podem ser estes ou aqueles homens em sua soberba.
A história do homem em parte importante é a história da luta da falsidade contra a verdade, do vício contra a virtude. Com relação à criatura humana, o antagonista da serpente diabólica, do “pai da mentira”, é o Espírito Santo, o Espírito da Verdade e das virtudes, que de diversos modos exerce este seu antagonismo, por exemplo por meio de homens que são instrumentos de sua ação onipotente, como os verdadeiros profetas, os verdadeiros sábios. Como Esposa do Espírito Santo, como templo privilegiado de sua Divina presença, Maria, a Imaculada, é também a antagonista do espírito imundo, ela que cheia de virtudes se opõe à soberba da serpente enganadora, que assim é pisada, humilhada, pela Santíssima Virgem, aquela que em sua grandiosa humildade, do começo ao fim, nunca quis nada a não ser o que o Divino Criador quis.
Instrumentos da serpente são, por exemplo, os falsos mestres que, cheios de si e vazios do Espírito da Verdade, vomitam falsidades importantes, dizem palavras soberbas de modo eloquente, e assim contribuem para disseminar enganos que enganam, perversões que pervertem. Nisto ampliam as trevas, a obscuridade das mentes, o império infernal, o reino da falsidade entre os homens.
No combate espiritual de todos os tempos e no de nosso tempo, um lado é o lado da verdade e das virtudes, do Espírito Santo e da Imaculada, outro lado é o lado da falsidade e dos vícios. O vencedor, que tem a vitória que realmente vale, a vitória eterna, já se sabe e todos verão.
Disse a Misericórdia Divina:“Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas…”.
