O Espírito Onipotente é onipresente e inesgotável

Parte importante da sabedoria é a consciência do Um e o Múltiplo, pois a realidade está cheia de sua presença. Por exemplo, há o um e o múltiplo na relação essência e seus exemplares, como é o caso da triangularidade, que é uma e só pode ser uma, e os triângulos, que podem ser múltiplos.

Para haver triângulos é necessário que haja simultaneamente a triangularidade. A triangularidade é onipresente nos triângulos, no sentido de que está presente em cada triângulo existente e abarca todos os triângulos possíveis. Se alguém desenha três triângulos um do lado do outro, o que há ali são três triângulos e não três triangularidades, pois a triangularidade só pode ser uma. Cada triângulo é um exemplar da triangularidade, que não é limitada por nenhum deles: todos participam dela sem aprisiona-la, sem esgotá-la. Isto significa que não há limites de tempo e espaço para a triangularidade, no sentido de que onde houver e quando houver ela está presente simultaneamente, está presente sempre e em toda parte.

Essas são algumas características do que é imaterial e espiritual. Os bens materiais, quanto mais eu uso, mais diminuem, até se esgotarem. Com os bens espirituais é o contrário: quanto mais são “usados”, mais eles crescem: são inesgotáveis. Assim é com o conhecimento, que é imaterial, pois um conhecimento que se transmite para várias consciências não é um conhecimento que diminui e se esgota, e sim um conhecimento que permaneceu na mente daquele que o transmitiu e se multiplicou para as outras mentes que o assimilaram.

E assim é com Deus, que é Espírito Onipotente e a plenitude das perfeições, pois Ele pode conceder bens do seu Ser sem deixar de ser, sem perder nada. Neste sentido, por meio do profeta Joel, o Deus vivo prometeu: “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas. Farei aparecer prodígios no céu e na terra, sangue, fogo e turbilhões de fumo. O sol se converterá em trevas e a lua, em sangue, ao se aproximar o grandioso e temível dia do Senhor…”

Deixe um comentário