Maria, a Imaculada: a montanha superior, onde habita o Deus Trino e Salvador

Em uma oração que a Igreja dedica ao Espírito Santo é pedido que apreciemos corretamente todas as coisas conforme o mesmo Espírito da Verdade. Isto significa que nada deve ser subestimado nem superestimado em seu valor, por ser falsidade. Isabel ante Maria Santíssima é um modelo disso: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa… Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”

Século depois, Santa Brígida descreve uma experiência em que Cristo ensina verdades importantes sobre a Imaculada: “(…) Minha Mãe, és como uma flor que cresceu em um vale em cujo redor há cinco montanhas… O vale e sua flor ultrapassam as cinco montanhas… Tu, minha querida Mãe, és esse vale em virtude da grande humildade que possuis em comparação com os demais. Este ultrapassou as cinco montanhas. A primeira montanha foi Moisés, devido ao seu poder, pois manteve o poder sobre meu povo através da Lei, como se o sustentasse firme com seu pulso. Porém, tu mantiveste o Senhor de toda Lei em teu ventre e, por isso, tu és mais alta que essa montanha. A segunda montanha foi Elias, tão santo que seu corpo e sua alma ascenderam ao lugar sagrado. Tu, porém, foste assunta em alma ao trono de Deus sobre todos os coros dos anjos e teu puríssimo corpo está ali junto à tua alma. Tu, portanto, minha querida Mãe, és mais alta que Elias.

A terceira montanha foi a grande força que possuía Sansão em comparação com outros homens. Contudo, o diabo derrotou-o através da astúcia. Mas tu venceste o demônio por tua força. Portanto, és mais forte que Sansão. A quarta montanha foi Davi, um homem de acordo com meu coração e vontade, que, apesar disso, caiu em pecado. Mas tu te submeteste completamente à minha vontade e nunca pecaste. A quinta montanha foi Salomão, que estava cheio de sabedoria mas se tornou tolo. Tu, ao contrário, estavas cheia de toda sabedoria e nunca foste ignorante nem enganada. És, pois, mais alta que Salomão.”

Deixe um comentário