Sagrado Coração de Cristo e os bens superiores

Parte importante do cristianismo é a escala de valores nele expressa e o consequente senso de importância que ele traz consigo. Alguns exemplos. (1) Quando Cristo diz “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” e quando diz “não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena”. (2) Quando São Paulo Fala para aspirar aos bens superiores e não aos bens terrenos. (3) Quando na Ladainha do Espírito Santo ele é ensinado como Espírito da verdade, da sabedoria, das virtudes, da paz, da alegria. (4) Quando na Ladainha do Sagrado Coração de Jesus ele é ensinado como abismo de todas as virtudes, fonte de toda consolação, delícias de todos os santos, nossa paz, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência.   

Tudo isto supõe e significa uma escala de valores, uma hierarquia de bens. E pode-se dizer que em parte importante o verdadeiro cristianismo é de certo modo o caminho da Sabedoria para a inteligência, das virtudes para a vontade, e da afetividade superior para o coração, em oposição às trevas, aos vícios e à afetividade inferior.  

Como ensina São Boaventura, o homem deve com o auxílio divino exercer as potências de seu ser no sentido de ascender das coisas inferiores às coisas superiores, das exteriores às interiores, das temporais às eternas. Assim, é falso cristianismo ou uma perversão do cristianismo quando sua escala de valores é invertida, quando em oposição a Cristo certas seitas ou falsas teologias fazem o homem viver dominado por bens inferiores, exteriores e temporais, como inquietos animais, sob a tirania da carne rebelde e enlouquecida. Pelos frutos conhecereis.

Deixe um comentário