
Davi ensina no salmo 52: “diz o insensato no seu coração: Não há Deus”. Salomão ensina em seus Provérbios: “Ó simples, aprendei a prudência, adquiri a inteligência, ó insensatos”. A mente quando não obscurecida, a inteligência quando positivamente exercida diz: há razões para reconhecer como absolutamente certo a existência de Deus, daquele que é o Eterno Ser Supremo, o Primeiro Princípio, o Um Absoluto, o Infinito, Ser Necessário, Senhor de todas as perfeições do ser.
Salomão diz que “a inteligência é fonte de vida para quem a possui, o castigo dos insensatos é a loucura”. Assim, quem vive como se Deus não existisse vive como um louco, e colherá os frutos de sua loucura. Se a negação do verdadeiro Deus é insensatez, loucura, pode-se dizer que os frutos da carne ditos por São Paulo são seus frutos – “Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!”
Os frutos da verdadeira religião, quando realmente exercida, são os frutos do Espírito, do Deus Trino, e assim ensina São Paulo: “ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança”.
Também é dito por Salomão, aquele que recebeu grande sabedoria, que “a soberba precede à ruina, e o orgulho, à queda”, enquanto a “humildade precede a glória”. Cristo, Sabedoria eterna e encarnada, ensina: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso pois o meu jugo é suave e o meu fardo leve”.
E à Santa Brígida Cristo diz sobre sua Mãe Imaculada: “Tu estavas cheia de toda sabedoria e nunca foste ignorante nem enganada. És, pois, mais alta que Salomão.” Assim, Maria é o que é, recebeu o que recebeu de Deus, antes de tudo em razão de sua humildade, e venerá-la, como catolicamente se faz, é estimá-la também em sua humildade, que significa sua relação com a verdade. Onde há humildade não há idolatria. Onda há humildade, Deus não é negado e sim reconhecido.
