
Ausência de ser significa ausência de poder, pois para poder é necessário ser. O puro nada, enquanto ausência total de qualquer modo de ser, nada pode, é pura impossibilidade. Como é inegável que algum ser há, isto significa a presença da eternidade, de algo eterno, porque não poderia ter surgido do nada, já que inegavelmente do nada absoluto não é possível surgir alguma coisa. Um ser eterno significa um puro nada eterno, pois o nada total não pode ser o anterior nem posterior a algo, dado que isto significaria a possibilidade de ser, o que contradiz o vazio de possibilidades do nada absoluto. Por esta e por outras, devemos reconhecer que há eternidade, que há ser eterno, presente desde sempre e para sempre, sem começo nem fim.
Parte importante da sabedoria filosófica é a sabedoria da eternidade, do essencialmente necessário, da impossibilidade e da possibilidade, que é simultaneamente sabedoria das razões. Por exemplo. Alguns negam a onipotência com a seguinte questão: Deus pode criar uma pedra que não consegue carregar? Se sim e se não, não seria onipotente. Porém, essa pedra é um puro nada, tão impossível quanto o nada absoluto, tão sem sentido quanto um quadrado-redondo. Considerar isto como razão para negar a existência de um Deus onipotente significa confusão sobre a Onipotência divina.
A sabedoria religiosa da verdadeira religião, do Cristo Sabedoria encarnada, ensina que o poder é sempre de Deus. Nada pode contra a Onipotência divina, perante ela toda criatura é por si mesma pura impotência. Toda luta contra Deus significa inevitável fracasso, pois Ele é o verdadeiro invencível. Os poderosos da terra só têm poder por concessão divina, do mesmo modo que a todo instante recebem dela existência. Deus pode conceder uma nação ou todas as nações a quem Ele quiser e não há poderoso no universo que possa impedi-lo. . Deus pode trazer subitamente a ruina de um reino mau, basta uma palavra, um decreto. Como é dito na Sagrada Escritura: “Derrubou do trono os poderosos”.. Deus pode trazer subitamente a ruina de um reino mau, basta uma palavra, um decreto. Como é dito na Sagrada Escritura: “Derrubou do trono os poderosos”.. Deus pode trazer subitamente a ruina de um reino mau, basta uma palavra, um decreto. Como é di
