Todo ser, todo poder, todo conhecimento e toda felicidade é em Deus: “Vossa Bondade é para sempre!”

Santo Agostinho

Deus em sua eternidade é sem princípio nem fim, não há nada que possa ser anterior ou posterior a ele. Deus é aquele que tudo conhece totalmente e intimamente, pois nada escapa de sua Consciência onisciente, e todas as criaturas capazes de conhecer conhecem em Deus, de modo que minha consciência e os conhecimentos que nela há são dons do Criador. Assim, diz São Paulo: “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus!”

Deus é aquele que tudo contém e por nada é contido, é o Criador de tudo o que existe, e tudo lhe pertence por direito. Do mesmo modo que todo conhecer é conhecer em Deus, todo ser é ser em Deus. Assim, diz São Paulo: “Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre”.

Deus é aquele que tudo pode, possui poder Onipotente. Sempre cumpre o que promete, sempre pode terminar uma obra começada e pode distribuir o seu Poder. Assim diz o salmista: “Completai em mim a obra começada!… fizestes muito mais que prometestes”. E Cristo diz para São Pedro, o Apóstolo, sobre sua Igreja: “…E o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.  

Deus o Ser Infinito, a plenitude do ser, então nele há necessariamente felicidade em máximo grau, felicidade eterna. A presença de Deus, como presença percebida, é a presença da felicidade, assim a visão imediata da Essência Divina Vivente, a experiência imediata de Deus, como que absorve totalmente o ser da pessoa, num oceano de felicidade. Assim como é próprio do sol aquecer e iluminar, é próprio de Deus irradiar felicidade: a luz de Deus é a luz da felicidade. Diz Santo Agostinho: “A felicidade da vida é a posse da verdade, ou seja, a posse de Ti que és a Verdade”.

Todo ser, todo poder, todo conhecimento e toda felicidade é em Deus. Assim, se sou, só sou em Deus, e se posso, só posso em Deus, e se conheço, só conheço em Deus, e se sou feliz, só sou feliz em Deus, sempre por pura bondade do Criador, da Trindade Eterna. Diz o Salmo 137: “Eu agradeço vosso amor, vossa verdade”, “ó Senhor, vossa bondade é para sempre!”.

Deixe um comentário