“O Caminho, a Verdade e a Vida”

Cristo disse ser ele mesmo “o Caminho, a Verdade e a Vida” e que nasceu e veio ao mundo para dar testemunho da verdade. Isto significa que em seu adorável ser e em sua missão salvadora da humanidade decaída, escrava do diabólico, a pura verdade possui máxima importância. Se ele é o que diz ser, então a verdade é o caminho e o caminho é verdadeiro. No tempo, a vida verdadeira começa, permanece e atinge seu fim com a verdade, Verdade onipotente, Verdade onisciente, plenitude da luz, aniquilação das trevas. Em sua Carta São João Evangelista diz: “Não vos escrevi como se ignorásseis a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai”.

Parte importantíssima da verdadeira religião são as verdades em que devemos crer com razão, no sentido em que diz são Pedro sobre o “estai preparados para dar a razão de vossa fé”. São verdades reveladas, especialmente por Cristo – aquele que é a plenitude da Revelação, que não veio abolir a Lei nem os Profetas – ensinadas pela Igreja Una e resumidas, em essência, no Credo Católico. Na mesma Carta, São João, o discípulo amado, diz: “Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus; todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo”.

Outra parte importante é o que podemos esperar, como promessa divina para aqueles que acreditaram e mantiveram a obediência à verdade, perseveraram virtuosamente até o fim da jornada. Assim, o ungido Davi diz no Salmo 26 (27): “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!”.

Deixe um comentário