O Pão dos anjos: “a Eucaristia é o Paraíso na terra”

O verdadeiro Deus é onipresente. Ele está presente em todas as coisas e todas as coisas estão presentes nele, porque nada pode existir sem Deus. Porém, Deus não está presente em todas as coisas do mesmo modo, pois, embora certamente ele seja onipresente, há modos de presença do Criador, o que significa semelhanças e diferenças, o Um e o Múltiplo da presença divina. Se ele estivesse presente do mesmo modo em todas as coisas, certos estariam os panteístas quando dizem que tudo é divino. Deus está presente no cosmos e no homem, no pagão e no batizado, porém não do mesmo modo. Ele está presente no pagão porque, enquanto homem, o pagão foi feito à sua imagem e semelhança, porém está presente de um modo superior no batizado que está em estado de graça, pois este possui a vida divina sobrenatural conquistada por Cristo. Santo Tomás de Aquino ensina: “o unigênito Filho de Deus, querendo fazer-nos participantes da sua divindade, assumiu nossa natureza, para que, feito homem, dos homens fizesse deuses”.

A noção dos modos de presença de Deus vale para Cristo, porque Cristo em si mesmo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele permanece presente em suas divinas palavras de vida eterna, permanece presente em seu Corpo Místico, sua verdadeira Igreja, divinamente protegida até o fim do mundo, e permanece presente em seu Corpo Eucarístico, porque ele é o Deus que se fez homem e o Deus-homem que se fez Eucaristia. Cristo está presente na terra assim como está no Céu, por isto, como ensina a sabedoria da verdade religião, a “Eucaristia é o Paraíso na terra”.

O profeta Isaías diz: “Vós sois em verdade um Deus oculto, o Salvador”. Deus, quando se esconde, se esconde por Amor, e quando se mostra, mostra-se por Amor. Na Transfiguração se mostrou por amor e na Crucificação se escondeu por amor. Suas decisões são sempre decisões de sua infinita Bondade. A Sagrada Eucaristia, em sua aparência de Pão, significa o amor misericordioso de Deus por sua criatura humana. Nela, vista como pão, escondidas estão a Divindade e a humanidade de Cristo, e nisto se vê o Amor, a Misericórdia, o Pão dos anjos, seu alimento espiritual, o próprio ser Divino, que os sacia plenamente e continuamente.

Deixe um comentário