
A história do homem em parte importante é a história da luta da falsidade contra a verdade, do vício contra a virtude. Quanto à criatura humana, o antagonista da serpente diabólica, o “pai da mentira”, é o Espírito Santo, o Espírito da Verdade e das virtudes, que de diversos modos exerce este seu antagonismo, por exemplo mediante homens que são instrumentos de sua ação onipotente, como os verdadeiros profetas e sábios. Como esposa mística do Espírito Santo, antagonista do espírito imundo é também Maria, a Imaculada, aquela que em sua grandiosa humildade, “do começo ao fim, nunca quis nada a não ser o que o Divino Criador quis”, e assim se opõe à soberba da serpente enganadora.
————
“Nossa Senhora à alma: Satanás se precipitou imediatamente ao concentrar-se em si mesmo… Ele se tornou forçosamente tenebroso e foi, por isso, repelido por Deus. A sua vida poderosa ficou, então, totalmente presa em si mesma, sem circulação, sem possibilidade de expansão. Iniciou-se nele aquela eterna agitação que é o fogo que o devora e se precipita nas trevas eternas. Por isso, é chamado pai do orgulho e da mentira! Satanás representa a criatura totalmente cheia de si mesma, toda esvaziada de Deus, eternamente infeliz. Por isso, ele tenta arruinar-vos, enchendo-vos de vós mesmos. Por isso, a humildade o desconcerta, e por isso eu pude pisar a sua cabeça; por ser a criatura mais humilde, a criatura que mais lhe causa terror! O demônio tenta sempre com o orgulho… A inveja e o orgulho são do demônio… Tudo é orgulho; também a avareza, a falsa piedade, a falsa humildade.
Quando o demônio não consegue entrar em vós de um modo direto, começa a vos agitar, concentrando-vos sobre vós mesmos com preocupações. Não vos concentreis jamais em vós mesmos! Sabei que a vontade de Deus é o único caminho para agradar-Lhe. Lançai-vos na vontade de Deus, mesmo quando não sabeis fazer nada; abandonai-vos Nele e no sentimento do vosso nada, e tereis vencido a luta contra o demônio! Quando fui concebida Imaculada, foi ordenada inteiramente a Deus, pertencendo totalmente a Deus e à Sua vontade. O demônio não pôde manchar-me porque, quando minha alma foi unida ao corpo, eu estava já inteiramente na vontade de Deus, eleita para ser Mãe do Verbo de Deus, inteiramente vazia de mim mesma. Por isso, esvaziai-vos em Deus!” (Dolindo Ruotolo, sacerdote e místico católico, Itália, século XX)
