
Quem não ama a Mãe de Cristo não ama a Cristo como deveria amar, porque inegavelmente o amor a Maria é parte da imitação de Cristo, do contrário teríamos de admitir que Cristo não amava sua própria Mãe e assim não cumpriu o 4º mandamento da Lei de Deus. Além disso, como a verdade não pode contradizer a verdade, Cristo estima sua Mãe como aquela que, nas palavras do Arcanjo Gabriel, é “cheia de graça”, e aquela que, conforme as palavras do Magnificat, será chamada de bem-aventura por todas as gerações.
Negar que amar Maria é parte da imitação de Cristo é negar verdades importantes a respeito do próprio Cristo, é ser “cristão” contra Cristo. O Salvador, o Evangelho vivo, estima amorosamente sua Mãe e ensina a estima-la amorosamente.
Um dos sinais negativos do protestantismo, ou de pelo menos parte considerável dos filhos da revolta protestante, é o quanto subestimam e até se opõem à Imaculada Mãe de Deus. Em Gênesis é dito: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.
A este respeito, o sacerdote e místico católico Dolindo Ruotolo diz: “A inimizade colocada por Deus entre a serpente e a Mulher, entre a semente diabólica e aquela Divina, estende-se logicamente a todos aqueles que pelo pecado são descendentes de satanás, e àqueles que pela redenção são filhos de Maria Imaculada. Quem pertence a Satanás é inimigo de Maria, quem pertence a Jesus Cristo é filho de Maria: este é o caráter dado pelo próprio Deus à linhagem do inferno e à da redenção. Os pobres protestantes que negam Maria devem considerar cuidadosamente a sua verdadeira situação diante de Deus. Eles não podem iludir-se e, se amam a verdade, não podem negar que as suas seitas carregam dolorosamente o sinal da linhagem de Satanás. É por isso que enquanto os pobres protestantes profissionais, os infelizes apóstatas das nossas terras, negam Maria, os protestantes de raça – dizemos isto – e os de boa fé, regressam a passos largos para os braços da divina Mãe. Só um cego ou um oportunista obcecado por dinheiro pode, de fato, não perceber que negar Maria e ser seu inimigo é o mesmo que ser da linhagem de Satanás”.
