As Sagradas Escrituras: “Que eu não seja enganado nelas nem com elas engane os outros”

Como Deus é a Verdade Eterna, o primeiro mandamento das leis divinas, considerado em seus múltiplos sentidos, significa amar a verdade sobre todas as coisas. Aquele que é perfeitamente da verdade, como Cristo e sua Santa Mãe, ante a possibilidade da falsidade deseja que sempre a verdade prevaleça em todas as coisas, até porque esta é a ordem divina do ser, a qual o “pai da mentira”, a serpente enganadora, se opõe. Isto vale sobretudo para a religião, se ela é realmente caminho de salvação. O caminho da verdadeira religião só pode ser o caminho da verdade, do contrário seria o caminho da falsidade, o que é repugnado pelo ser de Deus.

Nisto está contida a Escritura, que é sagrada pelo que contém de sagrado, no caso palavras divinas, que são verdadeiras sempre, já que pertencem à Suprema Verdade que é Deus. O Ser Divino, como ser perfeitíssimo, nunca se engana nem engana ninguém. Por isto, assim como a verdade exclui a falsidade, a Sagrada Escritura exclui sentidos contraditórios e significado enganosos, que sempre pertencem ao homem, que pode enganar e ser enganado. A este respeito Santo Agostinho diz em suas “Confissões”: “Sejam as Sagradas Escrituras as minhas castas delícias. Que eu não seja enganado nelas nem com elas engane os outros”.

Perverter a palavra de Deus, ensinar a falsidade com a Escritura, ainda mais se desvia alguém do caminho da salvação, é algo grave, por suas possíveis consequências perniciosas. Por isso, pelos enganos possíveis, tanto para aquele que diz algo com a Escritura como para aquele que recebe o que foi dito, convém à devida prudência.  A este respeito, por exemplo, no livro do Apocalipse é dito: “Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e, se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro”.  

Deixe um comentário