O erro dos pagãos: Em vez de adorarem o único verdadeiro Deus, Senhor de tudo, preferiram adorar muitos deuses

No livro “A Verdade Religião”, Santo Agostinho diz: “Assim, é por aí que melhor se manifesta o erro dos pagãos. Em vez de adorarem o único verdadeiro Deus, Senhor de tudo, preferiram adorar muitos deuses. Seus sábios – os renomados filósofos – adotavam para si mesmos outras doutrinas”.

Antes de tudo, o paganismo, com toda falsa religião, deve ser rejeitado pelo que possui de falso, pelas verdades que nega. Enquanto a realidade diz haver apenas um Deus verdadeiro, Senhor de tudo, o Ser Supremo, o Primeiro Princípio, a Causa Total do ser, a falsidade pagã diz haver vários deuses, merecedores de adoração. A afirmação de vários deuses é necessariamente a negação do único Deus verdadeiro, é a negação da adoração que apenas a única Divindade merece, por ser o que é, por valer o que vale: o Ser Absoluto, o Valor Absoluto.

Superstição é falsidade na religião, que não pertence ao verdadeiro Deus, a Verdade Eterna; é superestimar alguma criatura, tratá-la como se fosse algo que na realidade não é, como se valesse o que na realidade não vale. No caso dos pagãos mencionados por Santo Agostinho, estimam estátuas como se fossem deuses ou representações de deuses, que são falsos enquanto tais. Podem até ter um significado simbólico ou um valor artístico, mas de modo algum significam deuses no sentido próprio em que só pode haver um Deus verdadeiro, como aquele que é o Ser Absoluto, o Sumo Bem, merecedor da verdadeira adoração, por ser, conforme à razão, o mais amável, acima de todas as coisas.

Parte da realidade são as possibilidades, e toda possibilidade é possibilidade da realidade, do ser. A própria realidade diz que pode haver apenas um Deus em sentido elevadíssimo, enquanto Ser Supremo, Eterno, Infinito, e assim por diante. Múltiplos deuses neste sentido significa contradição, negações mútuas, portanto impossibilidade absoluta. Assim, na sabedoria das razões, por razões necessárias só pode haver um verdadeiro Deus e apenas Um merecedor de adoração.  

Deixe um comentário