O Criador e a criatura: Perfeição em sentido Absoluto e perfeição em sentido relativo

Há perfeição em sentido absoluto e há em sentido relativo. No primeiro, só Deus é perfeito, porque só Ele é em si toda a plenitude do ser puríssimo em sua grandeza infinita, e assim somente um Ser pode ser perfeito. No segundo, há múltiplas perfeições possuídas por múltiplas coisas. Pelas perfeições que possui, dadas pelo Criador, o universo é perfeito à sua maneira, do mesmo modo que o homem, que pelas perfeições que possui, é perfeito à sua maneira. O homem, por exemplo, possui a perfeição da consciência, o que lhe permite adquirir a perfeição da sabedoria, no grau em que lhe é possível, o que não pode ser dito do universo, que possui em certo grau a perfeição da beleza. A perfeição é relativa não com relação à opinião humana, e sim com relação à perfeição absoluta, pois diz respeito ao ser finito, por essência limitado.

Exemplo. São Luís de Montfort, em seu “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, diz sobre a Imaculada: “14. Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, à Majestade infinita ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois que só ele é “Aquele que é” e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer.

15. Digo, entretanto, que, supostas as coisas como são, já que Deus quis começar e acabar suas maiores obras por meio da Santíssima Virgem, depois que a formou, é de crer que não mudará de conduta nos séculos dos séculos, pois é Deus, imutável em sua conduta…

1. Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por ela que deve reinar no mundo. 5. Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo… 23. Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as graças e chamou-as Maria. Este grande Deus tem um tesouro, um depósito riquíssimo, onde encerrou tudo que há de belo, brilhante, raro e precioso, até seu próprio Filho; e este tesouro imenso é Maria, que os anjos chamam o tesouro do Senhor, e de cuja plenitude os homens se enriquecem”.

Deixe um comentário