O Imutável dos imutáveis, o Ser Necessário dos necessários tem um nome: Deus, a Santíssima Trindade

Santo Tomás diz: “Todo necessário, enquanto tal, está sempre do mesmo modo/ O que é necessário, sempre é como é”.

Necessário é aquilo que não pode ser de outro modo, em oposição ao contingente, que pode ser de outro modo. Assim como há realidades contingentes, há realidades necessárias. No ser há simultaneamente a necessidade, a possibilidade e a impossibilidade.

Exemplos: (1) na relação ensino-aprendizado, há necessariamente uma diferença de consciência entre aquele que ensina e aquele que aprende, alguém que sabe e alguém que não sabe, porque do contrário teriam o mesmo saber ou não-saber, e assim não haveria entre eles algo ser ensinado e algo a ser aprendido. Deus, por exemplo, é sempre Aquele que ensina, porque enquanto Consciência Onisciente tudo sabe, e por isto não pode aprender, porque o aprender supõe um não-saber. (2) Se desenho um triângulo, necessariamente terá três lados, pois é algo que pertence à essência do triângulo, que faz com que ele seja o que é e não seja outra coisa. Por ser essencialmente necessário, vale para todos os triângulos possíveis e permanece sempre como é, está sempre do mesmo modo. Assim, podemos falar de verdades eternas do triângulo ou da triangularidade como significado eterno na Mente Eterna de Deus.

Como mostra a experiência, é necessário que nem tudo seja impossível, pois do contrário nada haveria. Por isto, é necessário que haja o possível, porém nem tudo pode ser apenas possível, porque há o necessário, e um deles é que nem tudo pode ser impossível. Todo necessário é possível, pois do contrário nem sequer poderia ser, porém nem todo possível é necessário, porque há realidades que poderiam não ser e nem tudo permanece sempre como está, a exemplo dos mutáveis, daquilo que muda porque pode mudar.

Assim, por razões inegáveis, podemos reconhecer que na realidade há o possível, o impossível e o necessário, o que significa que há o imutável e o mutável. O Imutável dos imutáveis, o Ser Necessário dos necessários tem um nome: Deus, a Santíssima Trindade. São Tiago diz na Sagrada Escritura: “Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação”.

Deixe um comentário