
Como diz a razão, o que necessariamente é, é impossível não ser, e o que é impossível ser, necessariamente não é. Sobre o que Deus não pode fazer, Santo Tomás de Aquino ensina: “Deus não pode fazer Deus, pois é da natureza do ente feito que o ser dependa de outra coisa. Mas isto é contra a natureza do ente que é chamado de Deus… Pela mesma razão, Deus não pode fazer uma coisa igual a Deus”.
Se nada pode existe fora de Deus e se Deus não pode fazer algo igual a Deus, então não criação há necessariamente semelhança e diferença. Assim, tudo o que em Deus é absoluto, nas criaturas só pode ser relativo. Por exemplo: em Deus o ser é absoluto e nas criaturas é relativo, em Deus é infinito e nas criaturas é finito. O mesmo pode ser dito do poder e da bondade. Absoluto significa ser independente de outro e relativo significa ser dependente de outro. Há criaturas, como o homem, que possuem independência relativa, dentro da dependência absoluta que possuem de Deus, o Independente Absoluto.
Cristo disse aos seus discípulos: “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
