
A bondade é própria do ser, porque somente no ser há bondade, do contrário teríamos de falar de bondade no não-ser, no nada, que enquanto tal nada é. A afirmação do ser é afirmação da bondade e vice-versa. O ser não se contradiz, a verdade não nega a verdade. Assim, a felicidade na falsidade e na maldade é uma contradição, consequentemente uma impossibilidade. O pecado é falsidade e maldade, porque é negação do ser, privação, carência. Neste sentido, diz Santo Agostinho que o homem é infeliz pelos seus pecados e o rei Davi diz no salmo 1: “Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores”.
Como ensina a Sabedoria Católica, experimentada por exemplo pelos santos, a felicidade do homem é a posse de Deus. Santo Agostinho diz: “A felicidade da vida é a posse da verdade, ou seja, a posse de Ti que és a Verdade”.
Se há um Deus, o Ser Infinito, a Vida Eterna, que é a plenitude do Ser, Aquele que possui todas as perfeições do Ser, totalmente perfeito, e se há felicidade no ser considerado em sua totalidade, então em Deus há necessariamente felicidade em máximo grau, consequentemente a felicidade eterna. Assim, a presença de Deus, como presença experimentada por uma consciência, significa a presença da felicidade. A visão imediata da Essência Divina Vivente, a experiência imediata de Deus, o “ver face a face” das palavras de São Paulo, como que absorve totalmente a pessoa, que se torna como que uma gota num oceano de delícias espirituais. Do mesmo modo que é próprio do sol aquecer e iluminar, é próprio de Deus irradiar felicidade: a luz de Deus é a luz da felicidade. A este respeito, Davi diz no salmo 15: “Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!”.
E Santa Teresa D’Ávila ensina:
“Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.
Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.
Só Deus basta!”
