Pela razão, somente o Ser Supremo, o Deus vivo e verdadeiro, merece adoração

Divindade quer dizer superioridade no ser. Superioridade não significa necessariamente divindade, porque uma coisa pode ser superior a outra sem ser divina, mas divindade sempre significa superioridade. No ser há superioridade e há inferioridade. O absoluto é superior ao relativo, o necessário é superior ao contingente, o eterno é superior ao temporal, o infinito é superior ao finito, o espiritual é superior ao material, o ser é superior ao não-ser.

É contrário à razão, à inteligência do ser, o superior adorar o inferior ou um igual, porque adoração supõe diferença no ser, e nele superioridade do adorado sobre o que adora. Como só há um Ser Supremo, superior a todos, no qual tudo tem o ser, numa dependência absoluta, somente este Ser deve receber adoração. A superioridade é dada pelo ser e não-ser, pela presença e ausência de perfeições, pelo poder e não-poder. O ser consciente é superior ao ser sem consciência, porque pode mais, porque tem mais. O homem, por exemplo, pode muito mais com a pedra do que a padra pode com o homem.

O mundo visível, o mundo dos sentidos, embora tenha seu valor, suas perfeições, não pode ser tomado como o “deus supremo”, como “divindade”, pois por experiência ele se nos apresenta como mutável, contingente, relativo, passageiro, limitado, etc., etc., etc. Os seu limites no ser ou os limites no ser das coisas que o compõem impedem, conforme à razão, que seja considerado “deus” ou o ser divino.

O panteísmo, que afirma tudo ser divino, como que partículas divinas do Ser Divino, é falso pelas confusões e negações que traz consigo. Deus, como o Ser Supremo, é único, o Um Absoluto, e, como causa total do ser, nada há fora dele, tudo aquilo que é, só é por participação Nele. Esta participação no Se Divino não significa possuir por natureza a divindade, porque no caso o ser participante é contingente, finito, relativo, mutável, dependente, enquanto o Ser participado, Deus, permanece como é: o Ser Necessário, Absoluto, Eterno, Imutável, Independente, Onipotente, Totalmente Perfeito.

Quando se diz simbolicamente que Deus está no Céu, isto significa também que na superioridade e grandeza de seu Ser Infinito, Ele está acima da mente humana.

Deixe um comentário