Carta à Igreja de Sardes: quinta era da história da Igreja, a Era da Aflição

A QUINTA IGREJA – SARDES / “ERA DA AFLIÇÃO”

As 7 eras da Igreja. O Venerável Bartolomeu Holzhauser, um sacerdote alemão do século XVII, escreveu um livro sobre o Apocalipse, no qual ensina que as 7 igrejas do Apocalipse correspondem a 7 eras históricas da história da Igreja, até o Fim do Mundo. Estaríamos na 5º era, próximos da 6º:

“A quinta época da Igreja militante, a aflitiva, vai do tempo de Leão X e Carlos V (século 16) e chega ao Papa Santo e ao Grande Monarca, que virá ao mundo para restaurar todas as coisas, e será chamado de “ajuda de Deus”. Esta época é de aflição, desolação, humilhação e pobreza da Igreja, e é apropriadamente chamada época purgativa, durante a qual Cristo Senhor examinou, e ainda examinará o seu trigo, com guerras imensas, sedições, fome e epidemias, e outras terríveis doenças; afligindo, igualmente, e empobrecendo a Igreja latina com muitas heresias e maus cristãos (…). Em suma, este quinto estado da Igreja é o da aflição, da morte, do abandono da fé, cheio de desgraças, e poucos na terra serão poupados da guerra, da fome e das epidemias. Nele lutará reino contra reino, e outros divididos em si mesmos se dissolverão. Os principados e as monarquias serão destruídos e quase todos serão empobrecidos e haverá uma desolação extrema na terra, coisas que em parte já aconteceram e ainda devem acontecer. E estes fatos serão permitidos pelo justo juízo de Deus, por causa da medida cheia de nossos pecados, porque nós e nossos pais não cumprimos o tempo da misericórdia, em que Deus esperou que nós fizéssemos penitência.

Esta época é figurada na Igreja de Sardes, que significa “início da beleza”. Pois esta quinta era é a época das tribulações e das aflições, e por isso é dita corretamente pelo texto sagrado “princípio da beleza”, ou seja, da perfeição, que virá no sexto estado. As tribulações, a pobreza e outras adversidades são o começo e a causa da conversão, e o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. (…) Assim, no quinto estado da Igreja, a terra e os mares estão cheios de animais flutuantes e voláteis. Estes são os homens mesquinhos e carnais, que, graças à liberdade de consciência e de religião permitida… vagam e voam atrás de seus prazeres e desejos carnais.”

Deixe um comentário