
Na Escritura, o primeiro nome de Deus é “Aquele que é” (Ex 3, 14), o que significa que Deus é o Ser mesmo, o Ser em si, o Ser em Pessoa. Neste sentido há apenas um Ser puríssimo, em toda plenitude, e este é Deus. Assim, há apenas uma Essência Divina, Deus é necessariamente Um, a Unidade Absoluta, por toda a eternidade, totalmente imutável.
O Bem é outro nome de Deus, e Cristo assim ensina, quando diz que somente Deus é bom (Lc 18,19). Como não há contradição na palavra de Deus, porque contradição é falsidade e a palavra de Deus é a verdade, esse ensinamento deve ser entendido no sentido de que só Deus é o Bem em si, a própria Bondade, enquanto tudo o mais é bom por participação, e assim é dito em Gênesis que, criado a semelhança de si, tudo o que Deus cria é bom. Não haveria a bondade relativa das criaturas, do ser finito, se antes não houvesse a Bondade Absoluta do Criador. Assim, Ser e Bondade são o mesmo, e tudo aquilo que tem o ser é bom e vice-versa, porque é assim em Deus e, portanto, não pode se diferente na ordem da criação.
Neste caso, o pecado traz consigo uma inversão de bens, o inferior colocado acima do superior, a bondade de alguma criatura desejada colocada acima da Bondade do Criador, o mais desejável porque é o Bem Supremo, o Fim Último, depois de qual não há bem superior e no qual a criatura espiritual encontra o verdadeiro repouso, a verdadeira quietude, a verdadeira paz, felicidade para a alma. Por isso, Sto. Agostinho diz: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Ti.” E Sta. Teresa D’Ávila ensina:
“Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, Nada lhe falta:
Só Deus basta.
Eleva o pensamento, Ao céu sobe,
Por nada te angusties, Nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,
E, venha o que vier, Nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.
Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.
Só Deus basta!”.
