
A verdadeira religião é a religião da Verdade, é a religião do Verbo Encarnado e da Imaculada, sua Mãe Santíssima, Senhora da Luz. São Gabriel Arcanjo e São João Batista são mensageiros da verdadeira religião, porta-vozes de mistérios de Deus. Pelo nome, um significa a Justiça Divina onipotente, e outro significa a Misericórdia Divina onipotente, e ambos significam a Verdade Onipotente.
São Gabriel, pela palavra da Verdade para a Mulher, é o oposto da serpente enganadora, que, pela palavra da mentira, trouxe a queda para os homens. São João Batista, verdadeiro profeta, servo da verdade, é o oposto dos falsos profetas, que trabalham para a falsidade. Na luta da Mulher contra a serpente infernal, eles são instrumento da Sabedoria e Bondade, em oposição a maldades e falsidades do maligno, do diabólico. Ambos reconhecem a Imaculada como sua Rainha Mãe, sentada à direita do Filho Rei, tal como Salomão e sua mãe, pois a Senhora da Luz é, por vontade divina, Rainha de todos os anjos e profetas.
É próprio dos anjos e profetas a verdade, a palavra, o significado, que recebem de Deus como luz para suas mentes espirituais. São instrumentos da Verdade Onipotente, que distribui suas bondades para as criaturas. A verdade é bondade para as criaturas espirituais, sem a qual não há felicidade duradoura. Santo Tomás de Aquino diz: “A felicidade exclui toda miséria, porque ninguém pode ser, ao mesmo tempo, miserável e feliz. Ora, o engano e o erro são parte considerável da miséria, e disso todos naturalmente fogem”.
São Gabriel Arcanjo, ao dizer “cheia de graça”, diz Imaculada. São João Batista é o precursor purificador, pelo batismo da água e pregação da verdade, purificado ele no ventre de sua mãe Isabel pela mediação da Puríssima Imaculada. E tudo isso pela Misericórdia Onipotente. Assim, diz o salmo 106: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!”.
