“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé – Agora está reservada para mim a coroa da justiça”

São Paulo Apóstolo diz: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia” (2Tim 4, 7). Nesta vida terrena a vida cristã autêntica é uma vida de contrariedades e adversidades, ou seja, uma vida de combates contra os inimigos da alma e os do verdadeiro e único Evangelho. Permanecer na integridade da fé e completar a corrida é uma tarefa exigente, como carregar a Cruz com Cristo. Porém, para isso há o prêmio do descanso e deleites eternos juntos de Deus, a coroa da justiça no Reino Glorioso, no qual Deus preparou muitas moradas para as almas purificadas e divinizadas, filhos adotivos do Pai Misericordioso.

O Apóstolo também diz: “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão” (2Tim 4, 17). São Paulo é um Apóstolo exemplar, que enquanto tal diz o que é bondade e, pela oposição, o que é maldade no apostolado. Assim, por exemplo, pertence ao verdadeiro apóstolo, com quem Deus realmente está, anunciar integralmente a mensagem do Verbo Encarnado, dizer toda a verdade, porque toda a verdade é importante, caso contrário não teria sido ensinada por Deus. Tudo o que a Sabedoria Divina revela como verdade para a salvação e felicidade do homem é importante, e, por isso, nenhuma verdade pode ser suprimida em consideração de critérios humanos, como as épocas e as culturas. Deus faz tudo perfeitamente, com consideração de todas as coisas, com Sabedoria infinita e Poder Onipotente. Muito antes de qualquer mente criada, Deus sabe todas as coisas de modo simultâneo, conhece tudo totalmente e intimamente, como diante de seus olhos em máxima evidência e absoluta certeza, sem possibilidade de engano.

Bento XVI disse: “Paulo é apresentado por muitos como homem combativo que sabe manobrar a espada da palavra. De facto, no seu caminho de apóstolo não faltaram contendas. Não procurou uma harmonia superficial. Na primeira das suas Cartas, a que escreveu aos Tessalonicenses, ele diz de si mesmo: “No meio de grandes obstáculos… fomos anunciar-vos o Evangelho de Deus no meio de muitas lutas… Com efeito, nunca usa de adulação, como sabeis” (1Ts 2, 2.5). A verdade era para ele demasiado grande para estar disposto a sacrificá-la em vista de um sucesso externo.”

 




 





Deixe um comentário