“Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”

São Boaventura diz: “Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Estas palavras estão escritas em Mateus (19,17), e são palavras de nosso Salvador que resumem dois aspectos da nossa salvação: primeiro, o prêmio da nossa salvação eterna: se queres entrar na vida eterna; segundo, o mérito das obras humanas: guarda os mandamentos. Esta é a ordem correta, pois o fim move o agente a buscar o fim devido” (“Conferências sobre os Dez Mandamentos”).

Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). Cristo Jesus é o Salvador e a vida eterna é a salvação. Para entrar na vida é necessário ir pelo caminho de Cristo, cujo alimento é fazer a Vontade do Pai. Os mandamentos corretamente compreendidos, em espírito e verdade, e não pela letra que mata, expressam a Vontade de Deus. Só pode entrar pela porta estreita da vida eterna quem está em amizade com Deus, quem morre pelo menos em mínima comunhão com Deus, sem aquela inimizade diabólica, própria do pecador que tem grave aversão a Deus, e assim não é digno de receber aquilo contra o qual agiu em vida, pois preferiu os bens inferiores ao Sumo Bem, deu ouvidos à própria insensatez e não quis saber da Sabedoria Divina. Cristo, a Saberia Encarnada, disse aos seu amigos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14,15) e “aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,6).

Santo Tomás diz: “É pelos atos da virtude que o homem atinge seu último fim, pois a felicidade é posta como prêmio da virtude”. E Santa Faustina diz: “A essência das virtudes é a vontade de Deus. Quem cumpre fielmente a vontade de Deus exercita-se em todas as virtudes. Em todos os acontecimentos e circunstâncias da vida, adora e bendigo a santa vontade de Deus. É Ela o objeto do meu amor” (Diário, 678).

Deixe um comentário