Lição sobre o 2º mandamento da Lei de Deus

Deus é a Verdade Puríssima, que por sua natureza divina repeli a falsidade, como o maximamente luminoso repele as trevas. São Boaventura diz que um dos modos de dizer o santo nome de Deus em vão, contrário ao que manda o 2º mandamento da lei de Deus, é dizer palavras mendazes, é negar uma verdade ou afirmar uma falsidade sobre Deus.

E se este mandamento inclui as coisas santas e sagradas pela relação com o Ser Divino, como a Sagrada Eucaristia, a Santa Igreja Católica e a Santa Mãe de Deus, o mesmo vale para elas. Assim, aqueles que maliciosamente negam verdades ou afirmam falsidades sobre a Santa Igreja, a Sagrada Eucaristia e Maria Santíssima agem contra o 2º mandamento.

A este respeito, podemos considerar, por exemplo, o caso de Hananias, no livro do profeta Jeremias. É dito: “E Jeremias acrescentou, ao dirigir-se ao profeta Hananias: “Ouve bem, Hananias! Não te outorgou missão o Senhor. És tu que arrastas o povo a crer na mentira. Por isso, eis o que disse o Senhor: Vou afastar-te da face da terra. Ainda neste ano morrerás, pois que insuflaste a revolta contra o Senhor!”(Jr 28,15-16)”. Outro exemplo é o que é dito no livro do profeta Isaías: “Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem, mal, que mudam as trevas em luz e a luz em trevas, que tornam doce o que é amargo, e amargo o que é doce! Ai daqueles que são sábios aos próprios olhos, e prudentes em seu próprio juízo!” (Is 5,20).

Deixe um comentário