O Mestre Absoluto é Deus, que tudo sabe desde toda a eternidade

A verdade e a certeza são dois valores importantes da vida humana, da vida da consciência. A este respeito Santo Agostinho, instruído pela Sabedoria Divina, ensina: “A felicidade da vida é a posse da verdade, ou seja, a posse de Ti que és a Verdade”.

Há realidades que a inteligência humana tem que reconhecer sem poder negá-las com razão, pois são inegáveis, acima de qualquer dúvida razoável, certezas absolutas. A este respeito, São Boaventura diz: “A nossa inteligência compreende realmente uma afirmação, quando sabe com certeza que ela é verdadeira. E saber isso é saber verdadeiramente, porque há a certeza de não se enganar. Com efeito, a inteligência sabe que uma afirmação é verdadeira quando não pode ser de outra maneira e que, por conseguinte, é uma verdade imutável”.

Por exemplo: certamente é impossível alguém ser professor de si mesmo, porque é impossível alguém saber e não saber a mesma coisa ao mesmo tempo, porque quanto ao mesmo conhecimento ou sabe ou não sabe. O aprender leva ao saber e supõe o não saber. O verdadeiro professor é aquele que sabe e o verdadeiro aprendiz é aquele que não sabe. Como aquele que ensina, o professor deve ter o conhecimento em ato, e como aquele que aprende, a aprendiz não pode possui-lo em ato. Quem sabe algo não pode aprendê-lo enquanto sabe, porque não pode receber o que já possui, e quem não sabe não pode ensinar o que não sabe, porque não pode dar aquilo que não possui. Ser professor de si mesmo é diferente de aprender por si mesmo, como no caso das descobertas e dos autodidatas, porque nesse caso o conhecimento não está em sua consciência, mas disponível na realidade. Assim, a impossibilidade de alguém ser professor de si mesmo é uma verdade eterna sobre o ensino-aprendizagem, vale para todos os tempos, lugares e mundo possíveis, de modo imutável.  

Em sua “Suma contra os Gentios”, Santo Tomás de Aquino diz: “Com efeito, aperfeiçoa-se a alma humana pela ciência e pela virtude, pois, pela ciência, tanto mais é aperfeiçoada quanto mais considera as coisas imateriais, e a perfeição da virtude consiste em o homem não seguir as paixões corpóreas, mas em refreá-las e temperá-las pela razão”.

O Mestre Absoluto é Deus, que tudo sabe desde toda a eternidade, desde sempre e de modo todo simultâneo, e as criaturas capazes de aprender por si mesmas nada sabem e tudo o que sabem tem como fonte primeira o Criador.

Deixe um comentário