“Toda a vossa fé fundamenta-se na obediência; obedecendo, sois fiéis”

Cristo disse que não veio abolir a lei nem profetas, mas dar-lhes pleno cumprimento. Isto possui vários significados para a religião. Um deles é: o cristianismo é sim uma religião da lei e da obediência, porque isso glorifica a Deus e é bom para o homem, já que contém a promessa de realização de seu desejo natural de uma vida duradouramente feliz, pela posse do sumo Bem. A este respeito, Deus Pai ensina Santa Catarina Sena:

“Toda a vossa fé fundamenta-se na obediência; obedecendo, sois fiéis. De modo geral eu vos impus a obediência aos Mandamentos da Lei (mosaica), dos quais o principal é que me ameis acima de todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos (Mt 22,37-39). Quem observa esses dois preceitos observa todos os outros, é fiel a mim e aos homens, ama-me e conserva-se na caridade fraterna. Tal pessoa é obediente, submete-se aos Mandamentos e ao próximo por minha causa, suporta humildemente e com paciência todas as dificuldades e maledicências.

Esta obediência comum é muito importante; graças a ela recebestes a graça, assim como pela desobediência a tínheis perdido (Rm 5,19). Importante, mas insuficiente se fosse praticada somente por meu Filho e não por vós. Como afirmei, ela é a chave com que o céu foi aberto. (…)”

Obedecer é oferecer sua vontade a Deus, é fazer a Vontade de Deus, é submeter-se a Ela, como Cristo, que disse: “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres”; e como Maria Santíssima, que disse: “eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Deixe um comentário