
“A inteligência está no começo de toda atividade; por isso, é necessário antes de tudo purificá-la dos erros e preconceitos”. (São Maximiliano Kolbe)
O homem é espiritual também por sua inteligência. Os conselhos espirituais importantes incluem conselhos sobre a inteligência. São Maximiliano Kolbe ensina que a inteligência está no começo de toda atividade e por isso é necessário purificá-la dos erros que a mancham, que são como que enganos que enganam, perversões que pervertem. Santo Tomás de Aquino ensina que assim como a verdade é o bem da inteligência, a falsidade é o seu mal. O verdadeiro é alimento e vida para a inteligência e o falso é veneno e morte, tanto mais importante quanto mais valor tem a realidade. Por isso, uma inteligência entenebrecida, uma razão obscurecida, significa cegueira espiritual, como árvore má que da qual não pode vir bons frutos. Essa situação, como todos os males, provém também do egoísmo, que é a negação do amor a Deus e, por esse amor, do amor ao próximo, exercidos nas verdadeiras virtudes, conforme a Sabedoria Divina, que, por exemplo, disse: “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”.
Nos diálogos de Santa Catarina de Sena, Deus Pai ensina: “ Ao criar o homem à minha imagem e semelhança, dei-lhe a memória, a inteligência e a vontade. Entre elas, a mais nobre é a inteligência. Embora seja movida pela vontade, é a inteligência que alimenta a vontade. Por sua vez, a vontade fornece à memória a recordação de mim e dos meus favores. Essa recordação dará a pessoa solicitude e gratidão. Como vês, uma faculdade reabastece a outra, nutrindo o homem na vida da graça”. (O Diálogo)
Na Sagrada Escritura é dito: “E Jesus dizia aos judeus que nele creram: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará”. (Jo 8, 31-32)
