“O diabo sabe que cada graça chega à alma através da Imaculada”

“O diabo sabe que… cada graça chega à alma através da Imaculada, por isso faz de tudo para desviar a alma deste caminho e insinua a soberba”. (São Maximiliano Kolbe)

Maria Santíssima, a Mãe de Cristo, o Homem-Deus, é a medianeira de todas as graças divinas por vontade do próprio Deus, que assim dispôs as coisas conforme sua Sabedoria infinita. Ela está unida a Deus como nenhuma outra pura criatura, foi associada à Santíssima Trindade de modo sem igual. Ela tem acesso a todos os bens conquistados pelos méritos de seu Filho divino, ela nascida dele enquanto mulher, pois é dito que “tudo foi feito por meio do Verbo, e sem o Verbo nada foi feito” (Jo 1,3), e Ele nascido dela enquanto homem, pois é dito que “o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35). Ele que é o Filho Eterno sem Mãe, porque é gerado somente pelo Pai Eterno desde toda eternidade, e Filho Homem sem pai, pois foi gerado no ventre de Maria pela ação do Espírito Santo.

Maria, a Imaculada, é instrumento da Misericórdia Divina e de certo modo é personificação dessa mesma Misericórdia. Ela foi feita para uma glória eterna pela divinização em Cristo e para a distribuição dos bens e graças da Misericórdia de Deus entre as criaturas, entre as pessoas humanas. Por essa e por outras verdades importantes, os católicos recorrem à sua Mãe Divina, onipotência suplicante, concedida por Deus. E assim dizem com frequência: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. / Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”.

São Maximiliano Kolbe diz: “Ainda que a dignidade da Maternidade divina constitua a razão principal de todos os seus privilégios, a primeira graça que Ela recebeu de Deus foi sua Imaculada Conceição, com exceção de qualquer mancha, até mesmo do pecado original, desde o primeiro instante de existência”. E também diz: “O diabo sabe que… cada graça chega à alma através da Imaculada, por isso faz de tudo para desviar a alma deste caminho e insinua a soberba”.

Deixe um comentário