“Meu filho, guarda a sabedoria e a reflexão, não as percas de vista”

Em Provérbios é dito: “Meu filho, guarda a sabedoria e a reflexão, não as percas de vista. Elas serão a vida de tua alma e um adorno para teu pescoço. Então caminharás com segurança, sem que o teu pé tropece. Se te deitares, não terás medo. Uma vez deitado, teu sono será doce. Não terás a recear nem terrores repentinos, nem a tempestade que cai sobre os ímpios, porque o Senhor é tua segurança e preservará teu pé de toda cilada.” (3,21-26)

Os conselhos contidos nos Provérbios, quando corretamente entendidos, são conselhos de Deus para o homem, porque a Sagrada Escritura é palavra de Deus em linguagem humana, conforme a fé da verdadeira Igreja de Cristo, fora da qual não há salvação.

Deus aconselha a guardar a sabedoria e a reflexão e a não perdê-las de vista. Isto significa que há muito valor na sabedoria e na reflexão, que são bens de elevada importância para a vida do homem. Por isso devem ser buscadas e quando possuídas devem guardadas.

A Sabedoria é antes de tudo o próprio Deus e é as palavras de Deus. Há o Verbo divino e os verbos do Verbo divino. Há a Ciência divina e as realidades causadas por Ela, que as contém de certo modo, como efeitos não divinos de uma Causa divina.  Reflexão é o mesmo que discernimento, e em todo discernimento genuíno se discerne o ser do não ser, o verdadeiro do falso, o bem do mal. A sabedoria, com a reflexão que ela contém, com o discernimento que dela procede, é perfeição para o homem e aperfeiçoa o homem, que nisso é elevado para o bem e o melhor, como fim querido pelo Deus amoroso, o Sumo Bem fonte de todos os bens.

Deixe um comentário