“É o bem o que quero para vós, meus amados, porque eu sou o Bem fonte de todos os bens”.

No livro do Profeta Isaías é dito: “Assim fala o Senhor: “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão (…). Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, então te deleitarás no Senhor…”. (58,9b-14)

Com palavra de Deus, o profeta Isaías diz o que há de mau no povo e o bem que o povo receberá se houver mudança, se houver conversão. Assim, de certo modo é ensinado: se fizerem tal bondade, então receberão tal bem, e se evitarem tal maldade, então receberão tal bem. Em tudo isso, é como se Deus dissesse: “É o bem o que quero para vós, meus amados, porque eu sou o Bem fonte de todos os bens”.

Descumprir um mandamento é um mal e cumpri-lo corretamente é um bem. Deus quer que sua criatura humana evite o mal e faça o bem, porque isso é algo bom por si mesmo com bondades para ela.  Em tudo Deus quer sua bondade e é o bem o que Ele quer para o homem, e por isso lhe ensina o bom caminho e lhe adverte do mal caminho, que, enquanto contrários, conduzem a fins opostos, de um lado o bem e o melhor e do outro lado o mal e o pior.

Nas bondades prometidas por Deus para aqueles que evitam o mal e fazem o bem por Ele ensinados, haverá deleite e desfrute.

Deus, em sua infinita Misericórdia, é clemente, é perdão para quem o invoca. Ele conhece os corações, o interior de cada pessoa, e sabe quando há sinceridade ou engano, quando há malícia ou reta intenção. Deus não se engana nem se deixa enganar, porque é a própria Verdade que tudo conhece.

Deixe um comentário