“Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre”

O verdadeiro Deus é providente e tudo está submetido à sua Providência onipotente. Deus age na escala da eternidade, com inteligência simultânea de todas as coisas. É desde a eternidade que Ele exerce sua justiça e sua misericórdia. Em sua providencia Ele fala aos homens, ensina o que é verdadeiro e benéfico. Pode fazê-lo de vários modos, entre eles por meio de seus profetas ou apóstolos. Assim, por exemplo, no livro de Atos é dito por São Paulo: “”Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. (At 13,46-47)

Que Deus é Bom, o Bem fonte de todo bem, de modo imutável e totalmente perfeito, não há dúvidas, e este é o ensinamento da Escritura divina, quando diz: “Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!” (Salmo 99)

O novo Povo de Deus, que é a Igreja edificada sobre Pedro, é como um rebanho de Cristo, que é o Bom Pastor. O Bom Pastor é um bem para objetivo para a ovelhas, que são melhores com ele e têm uma vida melhor com ele. O Bom Pastor é perfeito em seu pastoreio, conhece e ama suas ovelhas, e nesse amor potente seu efeito de bondade é imperecível, porque lhes é dada “a vida eterna e jamais perecerão”. Felizes são a ovelhas do Bom Pastor, que escutam sua voz de sabedoria e o seguem pelo caminho da verdade, com fidelidade à graça divina.   

Deixe um comentário