“Adquire sabedoria, adquire perspicácia, não te esqueças de nada, não te desvies de meus conselhos”

Em Provérbios (4,5) é dito: “Adquire sabedoria, adquire perspicácia, não te esqueças de nada, não te desvies de meus conselhos”.

Adquire a sabedoria espiritual, que contém a perspicácia, isto é, o discernimento do verdadeiro e do falso e o discernimento do bem que deve ser feito e do mal que deve ser evitado. Segundo a palavra divina, o caminho das bondades morais é um caminho de vida e o caminho das maldades morais é um caminho de morte. Visto do ponto do ponto vista do melhor dos bens e do pior dos males, um tem como recompensa o bem da felicidade eterna e o outro o mal da infelicidade eterna. A este respeito, por exemplo, São Paulo diz: “Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus”. (1 Cor 6,9-10)

Esquecer é perder. Quando o homem perde o que é precioso, ele tem um prejuízo. Assim, é dito: “Não se esqueças de nada”. Um conselho é bom por sua verdade e por seus frutos. Desviar-se dos bons conselhos é desviar-se da verdade e da posse de seus bons frutos. Assim, é dito: “Não te desvie de meus conselhos”. Se a estrada que conduz ao bom fim é única, desviar-se dela é afastar do fim e nele não chegar. Assim, por exemplo, Cristo ensinou que ele mesmo é único caminho para o Pai e São Paulo ensinou que só há um Evangelho verdadeiro.

Deixe um comentário