O justo vive da fé

Cristo disse: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do Filho único do de Deus” (Jo 2,18). No caso, crer significa crer com a obediência fé, pois são Paulo Apóstolo diz que Cristo Jesus se tornou causa de salvação para todos aquele que lhe obedecem (Hb 5,9); significa, como ele também o diz, uma fé que age pela caridade (Gl 5,6), pelo amor, uma fé com as obras dos mandamentos, tal como é dito ao jovem rico, com as obras de misericórdia, tal como é dito dos benditos no dia do juízo, com as obras das virtudes, o que inclui, para a perfeição, as obras dos conselhos evangélicos, tal como é dito nas bem-aventuranças.

Sobre o ato de crer, Santo Tomás diz: “o crer é ato do intelecto, que assente à verdade divina, por império da vontade, movida pela graça de Deus; assim, depende do livre arbítrio ordenado para Deus. Logo, o ato de fé pode ser meritório” (Suma Teológica). O crer, no sentido da fé divina, pode ser considerado de dois modos: crer em Cristo, enquanto quem ele é, no caso, é o Verbo Encarnado, o Deus-Homem redentor dos homens, e crer que suas palavras são verdadeiras, palavras de vida eterna, daquele que nasceu e veio ao mundo para dar testemunho da verdade, daquele que é a Verdade e a Vida. Assim, é um “crer em”, dirigido como entrega confiante a uma pessoa agente, e um “crer que” algo é verdade, real, em oposição ao falso, ao ilusório.

Desse modo, porque creio realmente, vivo em consequência, na sequência de atos voluntários de minha vida humana temporal em suas circunstâncias mutáveis. Como ensina Santo Tomás, “o primeiro bem necessário para o cristão é a fé. Sem a fé ninguém pode ser chamado de fiel cristão”. Assim, a fé verdadeira é um bem fonte de muitos bens. Entre eles está o seguinte: nela há princípios para o bem viver, princípios religiosos da verdadeira religião para uma vida boa, enquanto nos levam a fazer o bem e evitar o mal, segundo a sabedoria divina, e não segundo qualquer opinião humana ou conselhos diabólicos, e assim é dito que o justo vive da fé (Hab 2,4).

Deixe um comentário