Algumas caaracterísticas de Cristo Mestre

Em Cristo havia duas ciências, duas sabedorias – a criada, enquanto verdadeiro homem, e a incriada, enquanto verdadeiro Deus, o Verbo Eterno. Sobre ele, São João Evangelista diz: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória, glória que tem junto do Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14).

No mesmo Evangelho podem-se notar algumas características habituais do divino Jesus em sua vida pública:

(I) Fazer perguntas às pessoas, e perguntas adequadas conforme determinado fim. Exemplo: “Que procurais?” (Jo 1,38); “Onde compraremos pão para que estes tenham o que comer?” (Jo 6,5).

(II) Dizer o que a coisa é — sua natureza, sua essência, o que lhe é próprio. Exemplo: “Jesus viu Natanael, que ia ter com ele, e disse dele: “Eis um verdadeiro Israelita, em quem não há dolo” (Jo 1,47) e “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12).

(III) Ênfase na verdade, apresentando o que diz como verdadeiro. Exemplo: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do alto não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3,3); “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).

(IV) Falar mediante comparações e delas apresentar conclusões. Exemplo: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor” (Jo 15,1); “Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós” (Jo 15,4).

(V) Consideração do possível, do impossível e do necessário. Exemplo: “Para Deus tudo é possível” (não em João — excluído); “É necessário que o Filho do Homem seja levantado” (Jo 3,14); “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair” (Jo 6,44).

(VI) Consideração dos critérios de aceitação da verdade: quem diz, o testemunho, as obras, a Escritura. Exemplo: “As obras que o Pai me deu para realizar, essas mesmas obras que faço dão testemunho de mim, de que o Pai me enviou” (Jo 5,36); “Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é verdadeiro o testemunho que dá de mim” (Jo 5,32); “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; são elas que dão testemunho de mim” (Jo 5,39).

Deixe um comentário