Como o conhecimento divino é perfeito, nele há sempre verdade e certeza

O conhecimento, assim como a ciência, e perfeito pela certeza e pela verdade. Como o conhecimento divino é perfeito, nele há sempre certeza e verdade. Além disso, a ciência divina conhece todas as coisas totalmente e intimamente, de modo todo simultâneo e imutável. Essa é a consciência divina, exemplar e fonte de toda consciência. Tudo para Deus é evidente, sem segredos nem mistérios, sem dúvidas nem enganos.

“Cada coisa conhecida por Deus é vista presencialmente” (Santo Tomás). Desde toda a eternidade, em total simultaneidade, cada coisa é conhecida por Deus presencialmente, como presença atual em sua Mente Divina onisciente, que é pura atualidade, puro ato.

O conhecimento de Deus tem a duração da eternidade, assim como seu Ser, que é sua Consciência, pois em Deus não há composição ser, partes diferentes em sua natureza. Assim, o seu conhecimento, a sua intelecção, própria de seu Ser Inteligência, é todo simultâneo, sem a mínima duração do tempo, que se realiza pela sucessão de antes e depois.

Em Deus não pode faltar conhecimento algum, pois do contrário não teria ciência perfeita e não seria causa total do ser, dado que as coisas são ou existem por sua Ciência. Algo que Deus não conhece é o mesmo que o nada, não existe de modo algum. A Mente Divina é onipotente no conhecer, no criar e no comunicar. Assim, é dito na Sagrada Escritura: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade” (Tg 1,17).

Deixe um comentário